segunda-feira, 28 de novembro de 2011

iOS: Adicionando AdWhirl no projeto

[ADWHIRL FOI DESATIVADO DESDE 31 DE SETEMBRO DE 2013]

Criando esse tutorial porque é vergonhoso a forma que o tutorial oficial foi escrito. Enfim, hoje adicionaremos o AdWhril num projeto para iPhone. AdWhirl gerência as propagandas que você deseja inserir nos aplicativos além de permitir até o gerenciamento de suas próprias advertises e o melhor: OpenSource e gratuito. Então, para inserir o AdWhirl, tem que fazer o seguinte:

1. Cadastrar seu aplicativo no site:  Faça o login e clique em "Add Application" e preencha o formulário com o nome, site, plataforma e a configuração das propagandas.



2. Configure a sua rede de Advertise:Após ter criado, você deve configurar as redes de propagandas que você utilizará no seu aplicativo. Para isso você deve ter os dados fornecidos pelo responsável das propagandos (AdMob, Google AdSense entre outros). Se quiser, pode criar seu próprio anúncio também clicando na aba AdHouse. Não esqueça de ativar/desativar as redes que você deseja e as porcentagens que vão ocorrer.

3. Anote o SDK Key: Na página do aplicativo, logo acima da tabela de configurações estará o SDK Key. Anote essa sequencia porque você precisará dela no código.

4. Faça o download do SDK. Você pode baixar nesse link.

5. Adicione a pasta AdWhril no projeto. Dentro do arquivo Zip que você baixou, importe a pasta AdWhril para o projeto. A pasta contém dois arquivos .h e mais três pastas.

6. Adicione a pasta TouchJSON no projeto. Mesma coisa do que no item anterior. Importe a pasta TouchJSON para o projeto. A pasta tem um arquivo .h, um arquivo .m e mais duas pastas.

7. Adicione os Frameworks necessários.  São eles:
  1. AddressBook
  2. AudioToolbox
  3. AVFoundation
  4. CoreLocation
  5. libsqlite3
  6. libz
  7. MapKit
  8. SystemConfiguration (Essa não está na lista oficial, mas é necessária)
 8. Adicione as bibliotecas de seu AdNetwork. Adicione no projeto as bibliotecas do seu AdNetwork. Mas somente aqueles que você utilizará.


9. Remover os Adpter desnecessários. Na pasta adapters, remova todos os adapters dos AdNetwork que você não utilizará.

10. Implementar o código. Agora vem a parte em que vamos para o código do projeto. A classe que irá gerenciar o AdWhril terá como protocolo o <AdWhirlDelegate>, que é definido pela classe AdWhirlDelegateProtocol. Digamos que criando uma classe que gerenciaria essa parte, a interface dela seria algo do tipo:

#import "AdWhirlDelegateProtocol.h"
@interface NomeDaClasse : NSObject <AdWhirlDelegate>{

}

O protocolo <AdWhrilDelegate> exige a implementação de dois métodos:

-(NSString*)adWhirlApplicationKey;
-(UIViewController*)viewControllerForPresentingModalView;

O primeiro método, o adWhirlApplicationKey deve retornar a chave do SDK. Aquela que pedimos para anotar no passo 3. Sendo sua implementação, algo do tipo:


-(NSString*)adWhirlApplicationKey{
    return @"1a2b3c4d5e6f7890_suachaveaqui";
}

Enquanto o segundo método retornará a ViewController na qual será adicionado. Um exemplo:

-(UIViewController*)viewControllerForPresentingModalView{
   return UIWindow.rootViewController;
}

11. Criando a View do AdWhirl. Depois que os dois métodos exigidos pelo protocolo forem implementados, tem que criar uma View para que exiba os anúncios. Para isso, instanciaremos a classe AdWhirlView e adicionaremos ela na hierarquia de Views do aplicativo, como mostra o código abaixo:


-(void)applicationDidFinishLaunching:(UIApplication *)application {
 AdWhirlView *adWhirlView = [AdWhirlView
                      requestAdWhirlViewWithDelegate:self];
 [self.view addSubview:adWhirlView];
}




Links Referências:

iOS programming - Integrating Ads to iOS apps using AdWhirl SDK
AdWhirl - iOS SDK Setup

Nenhum comentário:

Postar um comentário