quinta-feira, 26 de julho de 2012

.NET e C♯: Criando e Usando um Assembly

Essa é uma das postagens que se originou nas minhas pesquisas para montar aulas para um curso de .NET que eu aceitei fazer. Precisava reciclar, pois eu aprendi a usar .NET no tempo do ensino técnico, que faz uns 7 anos que me formei. Uma das coisas que percebi é a carência de material decente para .NET, sendo que o melhor é uma apostila de quando o .NET foi recém criada, ou seja, muita coisa mudou e estou me batendo muito para reciclar.

Uma das coisas que quero trabalhar são os diferenciais do .NET, afinal, não acho que vale a pena falar de um framework que faz a mesma coisa que os outros. E uma das coisas que o .NET faz bem é fazer com que programas de diversas linguagens de programação se comuniquem como se fosse a mesma linguagem. Tudo isso graças ao Assembly, que não é nada mais do que o programa em uma linguagem intermediária própria do .NET.

Nas minhas aulas, eu utilizo o  C♯ em conjunto com .NET, uma vez que a linguagem foi criada com o propósito de ser trabalhada com o .NET, mas pode ser utilizada em qualquer outra linguagem que seja compatível com o .NET.



Bem, então vamos começar o tutorial para criação de um Assembly. O programa que vou estar utilizando é o Visual C♯. Então mãos a obra:

Figura 1: Gerando o projeto
  1. Crie um novo projeto no Visual C♯. Vamos utilizar o Template "Class Library" e vou dar o nome de "OlaMundo". Dê um [OK] e o projeto será gerado (Figura 1).

  2. Foi criado  um projeto básico de biblioteca, com uma classe chamada Class1 e um namespace chamada OlaMundo. Vamos primeiro renomear a "Class1" para "Saudacao". Para isso, Clique com o botão direito no arquivo Class1.cs e clicamos em [Rename]. Onde está "Class1" trocamos para "Saudacao". Uma caixa de diálogo vai abrir pedindo para atualizar as referências. Aceite.

  3. Dentro da classe, vamos adicionar um método estático olaMundo(). O método ficará dessa maneira:
    public static void olaMundo()
    {
                Console.WriteLine("Olá Mundo");
    }

  4.  Pronto! O nosso código do Assembly está pronto. Agora é só compilar, então salvamos o projeto e compilamos, ou melhor, construimos (Build).

  5. Agora vamos ver o resultado dessa compilação. Vá na pasta do projeto e encontre a pasta bin, dentro dessa pasta, deve ter duas outras. Entre na Release, e você deve encontrar o nosso DLL.

  6. Agora, vamos criar outro projeto. Vou criar um projeto em outra solution para mostrar que os dois pode ser criado independentemente, e inclusive, em outra linguagem. Esse novo projeto, vai ser um "Console Application" com o nome de Principal;

  7. Agora, vamos é criar uma referência para a DLL do projeto anterior: No Solution Explorer, dê um clique com o botão direito no ícone do projeto, e escolha a opção "Add Reference";

  8. Clique na Aba "Browse" e localize a DLL que geramos. Selecione-a e dê um OK;

  9. Agora referenciado, vamos importar a biblioteca no código. No cabeçário, vamos adicionar o seguinte código:
    using
    OlaMundo;

  10. Agora, dentro do método Main, chamamos o método olaMundo, dessa maneira:
    static void Main(string[] args)
    {
          Saudacao.olaMundo();
    }

  11. Finalmente, podemos testar o nosso programa. Vai aparecer a mensagem "Olá Mundo" que criamos no outro projeto, totalmente independente desse projeto.
 Bem, pessoal, esse é um programa bem simples, mas que mostra como criar um Assembly. Então até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário