Um servidor precisa de clientes
O código para criar um cliente é o seguinte:
//Criação do Socket
//Criação do Socket
var tipoDeSocket = network_socket_tcp;
var socket = network_create_socket(tipoDeSocket);
//Conectando
var porta = 6510;
conectado = network_connect(socket, porta);
while(conectado<0 && porta<65535){
porta++;
conectado = network_connect(socket, porta);}
//Finalização
if(conectado<0){
//Procedimento para quando não for possível criar o servidor
}
Diferente do servidor, aqui nós precisamos configurar manualmente o socket do nosso jogo, para isso usamos a função network_create_socket e especificamos o tipo de socket que vamos utilizar. Neste caso é o mesmo parâmetro do que vimos no servidor, que pode ser uma conexão TCP (network_socket_tcp) ou uma conexão UDP (network_socket_udp) e futuramente uma conexão Bluetooth (network_socket_bluetooth).
Então, depois de ter criado o socket, vamos tentar estabelecer uma conexão com a função network_connect, que contém dois parâmetros: o socket que vamos usar e a porta a qual a conexão utilizará. Aqui segue a mesma regra do network_create_server: ele retorna um número a partir de 0 caso o servidor foi ativado com sucesso e um número negativo para caso falhe. Então usamos a mesma tática de tentar uma conexão em diversas portas até conseguir fazer ou acabar as portas.
E por fim, é finalizar com um feedback da situação.
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