Essa interface geralmente é definido por um arquivo de layout, que se encontra dentro da pasta "res" do projeto.
Geralmente um arquivo de layout é atribuído a uma atividade através do comando setContentView, como mostra o exemplo abaixo:
Já o arquivo de layout é um arquivo XML, como visto abaixo:
Os elementos deste XML pode ser classificado em dois tipos:
- Layouts: define o tipo de layout que os elementos vão seguir;
- Componentes:define um componente que será exibido;
Um Layout sempre será a raíz do arquivo XML e outros layouts podem estar aninhados dentro para combinar efeitos. Entretanto, é sempre recomendado evitar muitos elementos um dentro do outro por questão de desempenho.
Os principais layouts são:
- Linear Layout: os elementos são colocados um ao lado do outro (caso a orientação do layout seja horizontal) ou um abaixo do outro (orientação do layout seja vertical);
- Relative Layout: as views são posicionados em relação a outros views;
- Frame Layout: View feitas para conter um elemento. Geralmente usado para exibir dados que ainda vão ser carregados;
- Scroll Layout: Um frame layout feita para rolar quando a tela é menor e não é possível mostrar tudo;
- Constraint Layout: o mais novo layout que permite posicionar elementos através de restrições;
Um componente sempre possui uma funcionalidade na tela, pode ser uma caixa de texto, uma imagem, um campo para ser preenchido. Os mais comuns são:
- TextView: Exibe um texto na tela e geralmente não tem interação;
- EditText: Cria um campo de texto;
- ImageView: Cria uma imagem na tela;
- Button: Cria um botão na tela;
- Chronometer: mostra um cronometro na tela;
Nenhum comentário:
Postar um comentário