Uma das coisas que quero trabalhar são os diferenciais do .NET, afinal, não acho que vale a pena falar de um framework que faz a mesma coisa que os outros. E uma das coisas que o .NET faz bem é fazer com que programas de diversas linguagens de programação se comuniquem como se fosse a mesma linguagem. Tudo isso graças ao Assembly, que não é nada mais do que o programa em uma linguagem intermediária própria do .NET.
Nas minhas aulas, eu utilizo o C♯ em conjunto com .NET, uma vez que a linguagem foi criada com o propósito de ser trabalhada com o .NET, mas pode ser utilizada em qualquer outra linguagem que seja compatível com o .NET.
Bem, então vamos começar o tutorial para criação de um Assembly. O programa que vou estar utilizando é o Visual C♯. Então mãos a obra:
![]() |
Figura 1: Gerando o projeto |
- Crie um novo projeto no Visual C♯. Vamos utilizar o Template "Class Library" e vou dar o nome de "OlaMundo". Dê um [OK] e o projeto será gerado (Figura 1).
- Foi criado um projeto básico de biblioteca, com uma classe chamada Class1 e um namespace chamada OlaMundo. Vamos primeiro renomear a "Class1" para "Saudacao". Para isso, Clique com o botão direito no arquivo Class1.cs e clicamos em [Rename]. Onde está "Class1" trocamos para "Saudacao". Uma caixa de diálogo vai abrir pedindo para atualizar as referências. Aceite.
- Dentro da classe, vamos adicionar um método estático olaMundo(). O método ficará dessa maneira:
public static void olaMundo()
{
Console.WriteLine("Olá Mundo");
} - Pronto! O nosso código do Assembly está pronto. Agora é só compilar, então salvamos o projeto e compilamos, ou melhor, construimos (Build).
- Agora vamos ver o resultado dessa compilação. Vá na pasta do projeto e encontre a pasta bin, dentro dessa pasta, deve ter duas outras. Entre na Release, e você deve encontrar o nosso DLL.
- Agora, vamos criar outro projeto. Vou criar um projeto em outra solution para mostrar que os dois pode ser criado independentemente, e inclusive, em outra linguagem. Esse novo projeto, vai ser um "Console Application" com o nome de Principal;
- Agora, vamos é criar uma referência para a DLL do projeto anterior: No Solution Explorer, dê um clique com o botão direito no ícone do projeto, e escolha a opção "Add Reference";
- Clique na Aba "Browse" e localize a DLL que geramos. Selecione-a e dê um OK;
- Agora referenciado, vamos importar a biblioteca no código. No cabeçário, vamos adicionar o seguinte código:
using OlaMundo; - Agora, dentro do método Main, chamamos o método olaMundo, dessa maneira:
static void Main(string[] args)
{
Saudacao.olaMundo();
} - Finalmente, podemos testar o nosso programa. Vai aparecer a mensagem "Olá Mundo" que criamos no outro projeto, totalmente independente desse projeto.
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