segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Gamemaker: Guia Rápido de termos ao usar a engine física e o que influencia

Bem, vamos deixar simples para quem já sabe mexer na engine física, mas vive esquecendo os termos.

  • Density (densidade): Define a massa de um objeto. Um círculo de 10 pixel de raio com uma densidade alta vai ter mais massa do que um círculo do mesmo tamanho. Assim como dois círculos de tamanho diferentes, mas com a mesma densidade, o maior vai ter mais massa do que o menor. E quanto mais massa, mais difícil é aplicar alguma aceleração, seja para aumentar a velocidade, seja para frear a velocidade;
  • Restitution (Restituição): Define o quanto de energia é perdido em uma colisão. Para os leigos, pense na capacidade da bola "quicar". Um valor baixo de restituição, a bola quica baixo, sendo que no caso do 0, ela nem quica. No valor 1, indica que não há perda de energia, ou seja, a bola vai quicar na mesma altura na qual ela foi solta. Valores acima de 1, a bola vai ganhar energia, ou seja, é como se ela ganhasse um impulso quando colidiu com outra coisa;
  • Collision Group (Grupo de colisão): Usado para agrupar os elementos que podem colidir entre si. O Grupo 0, a colisão ocorrerá somente se houver um evento especificando a colisão. Se um grupo é positivo, todos que tiver o mesmo grupo colidirão entre si, mesmo não havendo especificação. Se o grupo é negativo, o elemento nunca colidirá, mesmo havendo evento especificando a colisão;
  • Linear Damping (Amortecimento Linear): Ok, amortecimento não é a melhor tradução, mas também não encontrei melhor. Seria algo como o atrito no chão: pense que um cubo de gelo vai deslizando numa superfície: conforme vai movendo, vai perdendo a velocidade. Essa taxa é o Linear damping;
  • Angular Damping (Amortecimento Angular): O mesmo para o linear, só que para objetos que giram. Uma manivela pode ser girado rapidamente e continuar girando quando solta, mas com o tempo, ela para de girar;
  • Friction (Atrito): É a perda de momento causada pela colisão. Quanto mais alto o valor, mais perda de energia ocorre. 

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