terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Java: Verificando se o programa tem acesso de administrador no Windows

Precisando programar um automatizador para instalar um certo programa, eu preciso certificar que o usuário está rodando o instalador com acesso privilegiado, rodar como administrador. O problema é que muitas informações do JAVA não está 100% correto. Ele te dá informações sobre a máquina virtual, mas não do sistema em si, e são poucas informações reais que te ele te dá. Uma delas é o que acabei de dizer, se o programa está rodando com privilégios de administrador: eu posso ver se um usuário é administrador, mas não se o programa tem tal privilégio. Para resolver o problema, achei várias abordagens, a maioria consistia em criar arquivos em pasta que exige privilégio e sabemos, que manipulação de arquivo não é algo que ajuda o desempenho, mas consegui achar o código abaixo que tem uma abordagem bem mais interessante:

01. public boolean isRunningAsAdmin()throws IOException{
02.    ProcessBuilder builder = new ProcessBuilder("cmd.exe",
              "/c",
              "whoami /groups | find \"12288\" && echo ELEVATED");
03.    builder.redirectErrorStream(true);
04.    Process p = builder.start();
05.    InputStream is =  p.getInputStream();
06.    BufferedReader br = null;
07.    StringBuilder sb = new StringBuilder();
08.    String line;
09.    try {
10.       br = new BufferedReader(new InputStreamReader(is));
11.       while ((line = br.readLine()) != null) {
12.          sb.append(line);
13.       }
14.    } finally {
15.       if (br != null) {
16.          br.close();
17.       }
18.    }

19.    String result = sb.toString();
20.    return result.contains("ELEVATED");
21. }
               
Aqui nós usamos a classe ProcessBuilder para chamar o "cmd.exe" com os parâmetros "/c", que é para terminar após executar e aí vem o parâmetro chave para verificarmos: "whoami /groups | find "12288" && echo ELEVATED", vamos por parte:  o comando "whoami" ser para verificar informações sobre o próprio usuário, e o "/groups" serve para ver as informações dos grupos de usuários. Com o resultado, vamos encontrar (find) um código: 12288, esse código só aparece no comando se você tiver executando como administrador. Então o restante do parâmetro, estamos só personalizando a mensagem de confirmação.
O restante do código se resume em executar a ação (linha 04), ler a resposta do programa (linha 09 até 20) e verificar se a resposta é o que definimos na linha 02.


Nenhum comentário:

Postar um comentário