quinta-feira, 9 de março de 2023

Introdução ao Metasploit Framework

 Em alguns posts atrás, nós mexemos no Metasploit Framework (MSF). Mas o que seria ele?

O Metasploit Framework é um dos mais famosos framework de teste de penetração por ser robusto e ter uma versão aberta e grátis (mas também tem a versão Pro e pago). Ela é usada para testar as vulnerabilidades de um sistema de computador ou invadi-las.

Uma das vantagens que usamos a distribuição Kali como sistema operacional é que o MSF já está instalado junto com o sistema.

Já que dei uma introdução, vamos fazer algo mais prático e ver alguns comandos importante. O primeiro é com certeza o comando "msfupdate", afinal, novas vulnerabilidades sempre estão surgindo e você deve manter o MSF atualizado. Caso você esteja usando o Kali, o comando falhará porque o MSF faz parte do sistema operacional, então você deverá usar o "apt update; apt install metasploit-framework" para atualizar.



PS: se tiver problemas em atualizar por problemas de permissão, executar o comando "sudo -s" para obter o root do sistema e então executar o comando acima.

Já para nós utilizarmos o framework, usaremos o msfconsole, a interface mais popular. É uma interface em linha de comando, mas também é a que mais tem recursos e é a mais estável, além de permitir comandos de sistemas, como ping, sem sair do programa. Ao digitar o comando "msfconsole", o framework será inicializado e estaremos prontos para a ação.

Dentro do console, podemos usar o comando "help" para listar todos os comandos que o MSF possui. Os comandos estarão agrupados em categorias. Também o comando explica sobre como indicar as abrangências de IP e outros valores.

Outro comando muito útil é o "search [palavraChave]", que procurará nos módulos, todos os exploits que estiver relacionado com a palavra-chave. Por exemplo, se nós usar o comando "search Firefox", podemos localizar vários exploits que possam afetar o Firefox. Neste comando, as informações estará em seis colunas, mas tem um em especial que é interessante falar, que é a coluna rank.

A coluna rank é uma classificação que serve para ajudar a escolher a vulnerabilidade a ser explorada, que são as seguintes:
  • Excellent: O exploit nunca derrubará o serviço e não é esperado qualquer tipo de corrupção na memória explorando essas falhas, por exemplo: SQL Injection;
  • Great: O exploits possui um alvo padrão ou consegue detectar automáticamente um alvo apropriado ou possui uma execução especifica depois de uma verificação de versão;
  • Good: O exploits possui um alvo padrão e á o caso mais comum;
  • Normal: O exploit é útil, mas depende de uma versão específica e/ou não pode ou consegue ter uma detecção automática;
  • Average:  a falha é dificil de explorar, mas pode ocorrer;
  • Low: A falha é quase impossível de utilizar, ou tem uma chance de sucesso menor que 50%;
  • Manual:  geralmente é  uma falha instável e é basicamente um DoS;
Acho que posso ficar por aqui, no próximo post, vou mostrar mais comandos explorando algumas falhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário