domingo, 2 de dezembro de 2012

Experiências: Política da Apple e programação para iOS

Esse é um artigo para relatar experiências que tive, mas que não se encaixa em um lado totalmente técnico. Neste caso, vou contar duas experiências ruins envolvendo a Apple.

A primeira é a obsolescência planejada da Apple, em apenas dois anos, tenho que, além de pagar os U$99,00 anuais, ter que gastar em atualização de Sistema Operacional para poder receber as novas versões do XCode. Se não fazer a atualização, você não consegue atualizar e para piorar, os novos aparelhos da Apple não tem compatibilidade com a antiga arquitetura disponibilizada. E o mesmo vale para o aparelho de teste, que em dois anos já, porque as novas versões do XCode não tem suporte para a arquitetura antiga. Enfim, se quer distribuir para a Apple, vai ter que desembolsar bastante para a mesma, e se não fizer, é capaz de ficar um bom tempo até descobrir o porquê do seu aplicativo funcionar nos aparelhos antigos, mas não funcionar nos novos.



 O segundo fato é um aviso para algo que o XCode faz e pode passar batido que são as configurações dos linkers, que assim como muitas outras configurações do XCode, ele é separado pelo perfis de debug e release. Perdi outro bom tempo tentando achar erros que não entendia de porque estar ocorrendo quando tentava compilar para release, mas que funcionava perfeitamente no modo debug. Isso até descobri que eu tinha configurado os linker somente no campo de debug, mas a configuração dos linkers para o modo release estavam em branco.

Então pessoal, esse foi o meu relato de experiências que eu tive nesses últimos tempos. Espero em breve, ter mais coisas para pesquisar e registrar aqui no blog. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário