segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

JavaScript: Estruturas de Repetição

Algo bem básico para os programadores, mas sempre bom estar lembrando: as estruturas de repetições. No Javascript nós temos quatros estruturas:

1. while

O primeiro delas é o while (Enquanto). a estrutura dela. Ela tem a seguinte estrutura.

while( /*uma condição aqui*/ ){
    /* Seu código aqui */

}



Ela segue o seguinte princípio, quando o algoritmo chega no while, ele faz uma verificação de uma condição de execução. Se essa condição for verdadeira, ela executa o bloco que está dentro dela. Após o código ser executado, a condição é verificada novamente. Se ela continuar a ser verdadeira, ela repetirá o bloco novamente. Se em algum momento, inclusive na primeira verificação, ela for falsa, o código prosseguirá com o algoritmo escrito após o bloco da condição. Veja a figura abaixo o fluxograma de uma operação while:



2. do ... while

A estrutura seguinte é o do ... while, que tem a seguinte estrutura:

do{
   /* Insira o seu código aqui */

}while( /* insira sua condição aqui */ );

Diferente do while, o do...while executa o bloco que está sujeito a repetição e somente no final ele verifica a sua condição. Se a condição for verdadeira, ele retorna ao início do bloco e executa tudo novamente. Se for falsa, ele prossegue com o algoritmo.Veja o fluxograma para o do...while:

3. for
O comando for é utilizado quando você tem um número predefinido de repetição, geralmente aqueles que utilizam contadores. O comando for tem a seguinte estrutura:

for( /* inicie seu contador aqui */ ; /* insira uma condição de repetição */ ; /*o passo que o contador dará no final de cada execução */ ){
   /*Bloco de código */
}

Vamos pegar um exemplo:

for(var i=0; i<10; i++){
}

Aqui, a variável i vai ser inicializado com 0. A condição de repetição é que i seja menor que 10 e cada vez que chegar no fim do bloco, vai ser adicionado 1 na variável i. O fluxograma é o seguinte:


Note que na declaração de variável e no incremento, não precisa ser necessáriamente uma expressão, pode ser uma função para ser executado no final ou qualquer outra coisa.

4. for ... in ...
Essa estrutura é geralmente conhecida como foreach, entretanto no Javascript a forma é for ... in ..., que é basicamente é uma estrutura de repetição especialmente feita para quando você quiser aplicar o mesmo algoritmo em todos os elementos de um vetor.

 A forma de descrever o for ... in ... é:

for( /*uma variável aqui*/ in /*um vetor aqui */){
    /*seu código aqui*/
}

Vamos exemplificar: tenho um vetor k com os valores {10,4,3,6,4,2} e quero dobrar o valor em todas as posições. O código vai ser o seguinte:

var k = new Array(10,4,3,6,4,2);
for (var i in k){
   k[i]*=2;
}

A variável i, que vem antes da palavra-chave in vai receber o índice do vetor que ele está verificando no momento. Então uso esse índice para dobrar cada posição.

Pois bem pessoal, esse foi as quatros estruturas de repetições que utilizo no Javascript. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário