sábado, 15 de dezembro de 2012

Javascript: Temporizador

As vezes, queremos que um certo algoritmo seja executado em intervalos de segundos, como um relógio virtual. Ou então queremos que o algoritmo espere um determinado tempo para dar alguma resposta para o usuário. Esses dois casos podem ser resolvidos usando um temporizador.

No Javascript tem dois tipos de temporizadores. O primeiro é o setInterval, que executa uma função a cada intervalo de tempo. Ele leva dois parâmetros: a função que queremos que seja executada e o segundo parâmetro, o intervalo de tempo em milisegundos. Vamos olhar um exemplo:



var f = function(){
   alert("Oi!");
}

var t = setInterval(f, 2000);

Nesse exemplo, configuramos um temporizador para executar a função f a cada 2 segundos. Note que guardamos o retorno do setInterval, porque ele vai repetir indefinidamente. Para podermos parar a execução, utilizaremos o comando clearInterval dessa maneira:

clearInterval(t);

Agora o temporizador foi desativado.

Ok, tenho um temporizador, mas eu preciso que ele execute somente uma vez, tem como facilitar? É claro! Temos o comando setTimeout para isso. Você indica a função e o tempo de disparo e ele vai executar somente uma vez após o tempo de intervalo passar. Veja o código como declara:

setTimeout(f,2000);

Executando esse código, em 2 segundo a função f vai ser executada e não vai repetir a cada 2 segundos.

Então pessoal fico por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário