Hoje vou explicar a relação entre o elemento <Body> do HTML e o Javascript. Já aconteceu algumas vezes de eu tentar manipular elementos do <body> antes do mesmo estar carregado, uma vez que a maioria das vezes que insiro um Javascript, ele geralmente é inserido no <head>.
Inserir no <head> é aconselhável para funções, pois os mesmos tem que estar carregado antes do usuário poder mexer. Entretanto, na hora do teste esquecemos que o script ocorre logo que o navegador faz o download, então ocorre o erro.
Com HTML5, virou tendência criar aplicativos que utilize a combinação JavaScript e HTML5, então esse erro torna-se muito comum. Por exemplo, um jogo que utilize Canvas, ele só pode ser iniciado depois que o mesmo foi inserido, mas como vou saber que está pronto? Aqui sou eu então lembrando que podemos configurar o evento onload para <body> também. Para isso, basta colocar no <body> o atributo onLoad indicando qual função você quer usar. Veja o exemplo:
<body onload="bodyLoaded()">
Nesse código, uma função bodyLoaded() vai ser executado quando o body terminar de ser carregado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário